CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lista de enxoval!



Genteeeeeeeeee!


Como eu prometi, vou postar uma listinha básica, segundo minha experiência em pesquisas cibernéticas, depois de quebrar muito a cabeça e sofrer horrores pelo desconhecimento total daquilo que uma criança precisa e, ainda, da dúvida de tudo que deveria, ou não, ser comprado!
Quero deixar claaaaaro que essa listinha é BÁSICA, das coisas mais úteis e também informar que não tenho experiência prática N-E-N-H-U-M-A  no assunto, portantoooo, só vou poder falar com propriedade sobre isso quando Manuela tiver alguns meses!
Quero registrar aqui o que eu considero importante agora e, futuramente, volto a fazer uma postagem para confirmar se era tudo isso mesmo, ou deveria ter sido menos, ou mais...
Também é preciso informar que minha lista se refere a um enxoval de ppoessoa solteira, que mora com os pais e vai dividir o quarto com o bebê enquanto... Sei que tem muitas mulheres na minha situação e muita gente que vai se identificar! Quem sabe não estarei ajudando algumas mamães de primeira viagem, assim como fui ajudada, né? Enfim, caneta e caderno nas mãos! Vamos à lista...

Na parte de vestuário:

Apesar de algumas revistas moderninhas considerarem brega, eu acho útil pela quantidade de peças, coisa que o pediatra sempre recomenda para os primeiros dias, por isso indico 04 unidades. Fora eles, a mamãe pode comprar também conjuntos de "pijaminhas" que são compostos por calça e camisa de manga comprida de algodãozinho, pelo menos 02 unidades.
Comprar também 03 macacões de manga longa e 02 casaquinhos de tricot (opcinalíssimo, mas eu quis) pra, caso o bebê seja friorentinho, ter dois casacos básicos para colocar por cima dos conjuntinhos!
Manuela nascerá em novembro, ou seja, verão, por isso tô apostando nas roupinhas mais levinhas e de manga curta... Por isso adquiri 07 bodys manga curta para fazer conjunto com 04 calças tipo mijão sem os pezinhos.
Também mais 03 conjuntos de mijões com camisetinhas regatas...
Lembrando que até aqui os tamanhos serão RN, porém, eis aí a coisa mais difícil do mundo de identificar, já que na hora de comprar, a depender da marca, eles dividem em: 0-03 meses (03-06 meses e 09-12 meses), P, M ou G, ou, ainda, o estressante tamanho único (TU)... Então, sempre que tiver RN, será RN para estas primeiras peças, quando só tiver P,M ou G, tem que ser P, né? 0-03 meses também dá no mesmo e o tamanho único significa o mesmo que RN! Mais ou menos isso...
Ainda para as que nascem no verão, 05 shortinhos de malha TU, 02 sandálias e 01 sapatilha.
Para quando ela estiver um poquinho maior, mas ainda pequenina, dois conjuntos de calça e casaquinho, com camiseta regatinha combinando para vestir por baixo, ou ainda, para se fizer calor, tirar o casaquinho e amarrar na cintura (brinquei rs). Também mais uns 05 bodys 03-06 meses, contando que, provavelmente serão usados antes desses 03 meses aí, formando sempre conjuntos com mijões/shortes.
Eu comprei 02 macacões para serem as duas primeiras roupinhas pra Manuela usar na mternidade, já que lá será tiradas as primeiras fotos, foram bem fofinhos e minha mãe já encomendou as pedrinhas de brilhante para furar-lhe as orelhinhas... É necessária 01 roupa para sair da maternidade, essa ainda não escolhi, mas em breve eu posto por aqui!
Então... 10 pares de meias, de 0-05 meses, sendo 05 brancas e 05 coloridas; 10 calcinhas fofas, sendo 05 P e 05 M e 05 pares de sapatinho de tecido coloridos (combiando com as roupinhas) e 03 brancos e 08 pares de luvinhas de tecido.
Aí está o básico para o nascimento do bebê... Mas claro que sempre podemos incrementar, Manuela tem algumas pecinhas além destas, mas ainda não comprei seus vestidinhos (03 vestidos, pelo menos)! E também já existe aqui uma necessarie cheia de tiaras e tictacs de cabelo!

Na parte do quarto:

01 berço em tela completo (o meu vem com trocador, mosquiteiro, porta-fraldas...), ela é uma saída muito prática para quem tem pouco espaço, como no meu caso, além de ser lindo, poder ser encontrado nas cores do enxoval da criança, facilitando na decoração.
01 guarda-roupa (com gavetas); mas se o seu guarda-roupa for imenso como o meu pode separar uma parte considerável para as coisinhas dela, desde que tenham gavetas para colocar os paninhos, saquinhos, fraldinhas e etc... E um maleiro para encher de fraldas descartáveis (que não são poucas, já já coloco os números para vocês!), sabendo que mesmo assim vai faltar espaço pra essas danadas rs, principalmente se você fizer o chá de fraldas, como eu farei!
01 kit higiene, composto por : 01 bandeja de MDF, 02 potinhos de acrílico (não quis de madeira por conta da higienização, acho mais fácil limpar o plástico do que a madeira), uma garrafa térmica. Fiz também o kit farmacinha, que é só uma caixinha de MDF (branca com a cruz vermelhinha) de tamanho considerável, para colocar todos os remédios da Manuela, o álcool 70, essas coisinhas...
01 abajour pequeno e simples (ainda não escolhi) e 01 cesto de roupa suja (em madeira, no meu caso).
Para a decoração das paredes, ainda quero manter o sigilo pra sivulgar numa postagem própria, mas sei que ficará lindo, simples e lindo!
Tem também o enfeite da porta do quarto, que será usado já na porta da maternidade.
Olhando aqui ao redor, acho que é só isso, basicamente!

Agora a parte de enxoval:

01 kit para berço tela.
01 saquinho para bebê que vou ganhar da Tia Amanda.
01 cobertor fofinho.
04 lençois de vira (e cada um vem com 03 peças).
12 paninhos de xixi.
07 toalhas de fraldas e 03 toalhas felpudas.
08 paninhos de boca.
01 cortina pequena para janela do quarto.
01 almofada para amamentar.
30 fraldas cremmer de pano.
01 travesseirinho antialérgico.

O básico e útil está aí... Mas tem um monte de outras coisinhas que podem ser inclusas... Aqui também não vou entrar em detalhes, pois quero fazer uma postagem exclusiva, quando chegarem as coisas que encomendei (um sonho de coisinhas)!

Na parte de utilidades:

01 carrinho (com capinha).
01 bebê conforto.
01 banheira com pé.
02 bolsas (01 grande e 01 pequena).
01 termômetro.
20 cabides decorados para roupa (pelo menos). Eu escolhi uns cabides fofinhos, decoradinhos com as mesmas estampas do quarto, para peças únicas, e para conjuntinho encomendei cabides de acrílico no tamanho das roupinhas de Manuela!

Da parte de higiene do bebê:

01 kit pente/escova de cabelo.
01 kit tesoura/lixa/cortador de unhas.
01 papeiro para esterelização.
01 garrafa térmica.
01 massageador de gengiva.
01 balde.
01 bacia.


No supermercado, em relação à higienização do bebê:

03 cremes de assadura.
01 caixa de hastes flexíveis.
Alguns lenços umedecidos.
01 Shampoo.
01 condicionador.
01 talco.
01 óleo para corpo.
01 colônia.
01 hidratante.
01 sabonete líquido.

As abençoaaaaaaadas fraldas descartáveis:

Aí eu fiz uma média da quantidade de fraldas descartáveis que são utilizadas pelo bebê por tamanho, maaaaas, obviamente, que isto vai variar de bebê para bebê, pois a depender do peso que eles ganhem, podem passar de tamanho mais rapidamente, ok?

03 pacotes de fraldas tamanho RN.
480 fraldas tamanho P.(não são 480 pacotes, tô falando de unidades, viu? rs)
600 fraldas tamanho M.
1000 fraldas tamanho G.


É isso aí, meninas! Aí está o que um bebê precisa ter ao nascer levando-se em consideração uma criança saudável, que apenas mame e nas circunstâncias que já descrevi... O que não quer dizer que você não possa caprichar ainda mais e comprar tudo aquilo que sempre sonhou, ainda que não tenha tanta utilidade, na prática! Não coloquei a parte de alimentação, pois pra minha filha será bem pro futuro, já que inclui mamadeiras, tupperwere, cadeirão, pratinhos, panelinhas etc.
Ano que vem eu volto aqui pra dizer se eu estava certa na elaboração da lista, ou não...
Logo logo eu posto alguma coisa falando de preparativos de chá de fraldas e os motivos pelos quais ele compensa... Tudo calculadamente comprovado hehehe!


Beijos nas mamães, nas titias da Manuela... Vão desculpando a ausência... É que começo a escrever nas minhas horas vagas e só termino dois dias depois... :* Bom diaaaaa!

3 comentários:

  1. É coisa demais!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quando marido pergunta: acabou né??
    Eu digo: não amor, ainda falta iso, isso, isso...
    Adorei a lista!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quantas coisinhas temos que comprar nné?? Tb sou mamãe de primeira viagem e fico cheia de dúvidass! Mas é uma fase tão gostosaaa!! Super beijos pra vcs duas!!

    Gisa

    ResponderExcluir