CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O desfecho da história! Promotora Amélia Campelo...



Meus amores!

Eu não poderia deixar de vir aqui terminar um assunto que comecei há umas postagens atrás...
Trata-se do caso da Promotora Amélia Campelo e a representação que foi intentada em seu desfavor pelo advogado Adriano Soares, do escritório Motta & Soares.

Vou relembrar o caso...

No final de 2010 a Promotora Amélia, no pleno exercício de suas funções, ajuizou 04 (quatro) ações civis públicas por improbidade administrativa contra inúmeros réus, dentre estes, o escritório de advocacia Motta & Soares, nas pessoas de seus sócios, devido a um contrato existente entre este e a Prefeitura Municipal de Rio Largo (Comarca na qual é titular a Promotora em questão), realizado sem licitação prévia, sob alegação de notória especialização. As ações correm em segredo de justiça e, desde então, a Promotora Amélia perdeu sua paz. Irresignado por estar respondendo a uma ação de improbidade, o nobre advogado representou a Promotora de Justiça junto à Corregedoria de sua Instituição sob o argumento de que a mesma estaria conferindo tratamento diferenciado em relação às administrações da antiga Prefeita (para quem oferecia seus serviços) e do atual Prefeito.
Isto até poderia ter sido considerado um "direito" dele enquanto cidadão que, como o próprio colocou em sua rede social twitter (@adrianosoares69), se sentia prejudicado pela Promotora, se os argumentos utilizados não fossem tão baixos ao ponto de atentar contra a honra e a moral daquela, bem como,não tivessem o único interesse de postergar a referida ação, denegrir a imagem da Dra. Amélia e torná-la suspeita para dar continuidade nas ações ajuizadas.

Então, vejam só... Semana passada a Corregedoria "julgou" a representação e, analisando todas as provas apresentadas por ambos, decidiu pelo arquivamento desta, concluindo por descartar todas as acusações feitas contra a Dra. Amélia Campelo.

Na mesma semana, o advogado Adriano Soares decidiu tirar férias de 30 a 60 dias do seu twitter e nunca mais tocou no assunto publicamente. Ele não informou sobre o resultado da sindicância aos seus fiéis seguidores, agora ele optou por assumir a postura silenciosa e sensata que lhe faltou ao longo destes meses... Nunca é tarde, não é?!

Esse resultado não foi surpresa para mim e eu já havia dito para a Amélia. Mas é impossível negar que, de fato, alivia o coração de quem conhece a história e o trabalho dessa agente pública íntegra e honesta.
Em uma das nossas conversas, após esse turbilhão de acontecimentos, debatíamos sobre até onde vale à pena o sacrifício pessoal em nome de uma conduta ilibada no exercício da profissão jurídica. Ela não agiu além, nem aquém, mas simplesmente fez o que era preciso ser feito, sua obrigação funcional, não trata-se de uma heroína, mas uma mulher que agiu no estrito cumprimento de seu dever legal e, por conta disso, pagou alto preço da exposição e do julgamento público.
E pensar que o que foi feito ainda foi tão pouco perto do ainda é necessário fazer... Ela apenas deu entrada nas ações e entre isso e o julgamento destas, a condenação, o ressarcimento ao erário, ainda falta tanto... E, infelizmente, já não dependerá dela. Infelizmente para ela, que poderá ver todo seu sacrifício jogado ao vento. Infelizmente para nós, que pode ser que ainda levaremos anos para ver um processo com início, meio e fim voltados para o público.

Sobre o Dr. Adriano Soares, não o conheço como pessoa, apenas já ouvi falar sobre seu trabalho. Minha opinão não escondo de quem quer que seja: para mim, o fato de uma pessoa ser competente e intelectual não faz dela uma pessoa íntegra. Alguém que trata os demais com dois pesos e duas medidas em relação ao que gostaria de ser tratado não merece o meu respeito e, verdadeiramente, não o tem. No momento em que se sentiu ofendido pela Gazeta de Alagoas, na reportagem no mês de julho, o advogado soube esbravejar sua indignação nas redes sociais, invocando o apoio público, indignado, afinal, não aceitava que seus entes queridos vissem aquilo que era dito a seu respeito publicamente, logo contra ele, um homem de bem e pai de família. O mesmo homem que escreveu claramente que uma mulher muito bem casada e mãe de família possuía um caso amoroso com o Prefeito da Comarca na qual exerce suas funções públicas. Quem exige respeito, mas não sabe respeitar o outro, vai ser eternamente alguém que adquiriu conhecimento ao longo da vida, mas não soube viver com sabedoria.

A bem da verdade, transcorrido o prazo para recorrer da decisão do Corregedor, o Dr. Adriano Soares não o fez, calou-se, emudeceu e agora sofre do mesmo mal que a fez sofrer: na última quinta-feira a Gazeta de Alagoas voltou a publicar o caso, informando à população do desfecho da sindicância e colocando os fatos tais quais aconteceram, sem maquiagens para torná-los mais bonitos, o que fez com que pessoas sensatas pudessem saber quem é o Dr. Adriano Soares e como ele resolve as coisas quando se sente afrontado. Eu gostei muito e quem não leu pode me enviar um comentário informando o e-mail que eu encaminho a reportagem scaneada, na íntegra.

Amélia, minha querida, eu sempre te agradeço por ser quem é, já que com o exemplo diário me faz querer ser sempre melhor. Tenho muito orgulho de fazer parte do seu seleto grupo de amigos, a convivência com você é um tesouro daqueles que a gente não sabe o tamanho do valor, mas vai descobrindo aos poucos e se deliciando. A indignação deu lugar ao conforto, e o sentimento de angústia,abriu espaço para a sensação de justiça feita. Eu sei que você trocaria todo esse reconhecimento público pelo sossego da sua vida anônima, como sempre foi antes de tanto alarde desnecessário, mas é como eu te disse uma vez, talvez Deus queira, com tudo isso, que o mundo saiba do seu trabalho e tenha oportunidade de conhecer um pouco do seu enorme coração... Porque faz bem à quem dele experimenta!

E é isso!

Um beijo enorme para Amélia e sua família, e junto todo meu carinho!
Um cheiro para minhas leitoras amadas e um excelente finalzinho de feriado para nós, Alagoanos!

Boa noite :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário