CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

domingo, 31 de julho de 2011

Resumo de felicidade!



Hoje eu acordei muito feliz (mais uma vez) vidrada no espelho para conferir cada detalhe de mudança no meu corpo nesses quase completos 02 trimestres de gestação... Já já completamos os famosos 06 meses e, graças a Deus, não tenho nada que me queixar dos dias que passaram até agora!
Minha barriga toma formas mais definidas, minha filha faz movimentos cada vez mais claros para mim. Aos poucos vou conseguindo identificar o que ela quer me dizer com cada cutucada. Minha pele está normal, sem nenhuma mancha, e há quem diga que está mais bonita depois da gravidez. Meus cabelos crescendo cada dia mais rápido e já já vou ter que renovar o corte para não perdê-lo, Manuela tem me feito muito bem nesse sentido também!
O peso está equilibrado e para todos que, assim como eu, achavam que eu ia engordar horrores na gestação, apenas surpresas, né? Menos de 04 quilos em praticamente 06 meses é a prova de que eu estou sabendo me cuidar muito bem (rsrs).
O sono ainda é maravilhoso, fiz uma adaptação na posição de dormir, entre o bruços e de lado que deu muito certo, Manuela não reclama de nada e conseguimos dormir a noite inteira, salvo os intervalos em que levantamos para ir ao banheiro, eu meio que zumbi. Durmo sem pensar na hora de acordar, não me obrigo a acordar às 06 ou 07, acordo quando o organismo se sente preparado para enfrentar o dia inteiro de andança e raciocínio. Isso é um privilégio que tenho que agradecer a Deus, por estar trabalhando sem horário definido, tem gente que não pode se dar a esse luxo. Às vezes me pesa a consciência, pois poderia aproveitar melhor o meu tempo desde mais cedo, estudando ou escrevendo, mas minhas amigas mães me advertem que é melhor aproveitar meu sono enquanto ainda há tempo, pois Manuela não vai me permitir muito denscanso depois que chegar, então sigo à risca (obediência acima de tudo rs).
A cama nova também ajudou muuuuuuuuuito à minha coluna, já que não tem molas e me faz ter um sono ainda melhor, acordar com dores intermináveis na coluna, nunca mais! Elas aparecem só quando tenho um dia de muita estripulia, pegando algum tipo de peso ou andando muuuuuuuuito.
Fisicamente me sinto disposta e saudável, aparentemente me sinto bonita, mesmo com o barrigão, gosto do que vejo quando olho no espelho, acreditem se quiser, hoje pude constatar que sou uma gestante que ainda tem cintura rs.
Psicologicamente me sinto serena. Acredito que uma gravidez saudável começa e termina num ponto básico que se chama predisposição para a felicidade, e disso eu não posso reclamar de mim, tenho sobrando. Predisposição para aceitar as modificações externas, no corpo e no universo, internas, no coração, no sangue que bombeia, nos órgãos que se expremem para a acomodação temporária de um novo membro.
Eu como sempre sem culpa, mas com consciência. Divido meu dia de forma a acomodar todas as minhas responsabilidades aos prazeres que descobri em pequenas coisas, como o blog, por exemplo. Descobri que aceitar a adaptação de sonhos antigos aos novos sonhos e construir um novo plano de vida a partir de uma nova estratégia não faz de mim uma perdedora, ao contrário, me faz sábia, o que contribui diretamente para a minha saúde, para o crescimento saudável da minha filha e para a nossa felicidade.
Não me coloco em situação inferior ou de fragilidade por estar grávida, e acredito muito que isso tem me ajudado a seguir mais forte, as coisas tem dado mais certo por conta disso!
Penso em tudo que ainda quero e pretendo fazer e a cabeça ferve, entre ideias, organizações e encaixes; penso na minha filha e meu mundo pára, o coração desacelera e eu curto cada instante, cada detalhe de sua vida, de sua vinda, do universo que a envolve. Ela me á o equilíbrio necessário para a minha vida seguir em paz.
Quando percebo isso, a vida vai me revelando o óbvio: ela era tudo que me faltava para ser bem sucedida.

Bom dia de domingo para todos! Beijo grande :*

sábado, 30 de julho de 2011

Esse time ganha a copa rs...

Sabe quando você reconhece que muito poucas escolhas na vida foram tomadas com tanta sabedoria quanto uma? Pois é! Eu tô me sentindo especialmente bem sucedidada na escolha dos padrinhos da minha filha... Cada dia tenho mais certeza que ela vai me agradecer muito por ter permitido que pessoas tão raras possam conviver com ela, tendo uma posição de tanto destaque em sua vida!

Amélia e Edvaldo, Grace e Geraldo Netto...

Pessoas tão importantes na minha vida e que tem se mostrado tão disponíveis e solícitos sempre que precisamos. Experimentar o amor dessas pessoas por pelo menos 24 horas já recarrega minhas baterias para um mês inteiro de luta, correria, decisões, decepções, fraquezas e recomeços, eternos e intensos...
Passei dois dias hospedada na casa do primeiro casal, comendo, rindo, conversando e sendo bem cuidada por quem me quer tanto bem!
A terceira pecinha é minha melhor amiga de infância. Eu sempre digo que não tenho como falar sobre ela sem ter que informar para o mundo que ela é a melhor pessoa que eu já conheci na vida, sem exageros. Se eu acreditasse em reencarnação poderia jurar que a Grace já estava bem próximo do nirvana (não fosse a sua chatice habitual, conhecida e respeitada rs). É uma pessoa evoluída em bondade, com um dos corações mais lindos que eu tive o prazer de conhecer. Dezessete anos de convivência, de carinho e de cumplicidade, acho que não existe forma mais linda de sacramentar isso tudo do que fazendo dela um pouco mãe da minha filha também, já que madrinha é, de fato, um pouco isso: corresponsável pela vida dos afilhados, caminhando ao lado dos pais.
O quarto componente do time é meu irmão e nunca poderia deixar de dar-lhe este nobre posto, afinal, é ele que sempre está comigo aguentando todas as barras e me oferecendo seu melhor. Apesar da pouca idade (15 anos) eu não tenho dúvidas de que ele fará sempre o melhor para minha filha, como se fosse para ele mesmo. Quando eu contei pra ele que estava grávida ele disse que eu não me preocupasse que ele seria o pai da minha filha (fofo *.*). Todos os dias ele me ajeita e desde hoje já baba pela barriga, esperando a sobrinha-afilhada com toda boa vontade e com um amor inigualável.


É isso... Agora vou indo, escrever sobre direito, a chuva inspira a produção de bons artigos! Beijos e bom fds pr todo mundo!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ele...



Hoje tive um dia cheio, aliás, tivemos, eu e Manuela... Um rapaz chegou no meu estabelecimento comercial e me aplicou um golpe em relação ao troco que me rendeu um prejuízo pequeno (R$ 50,00), mas suficiente pra me deixar profundamente irritada! Sabem como é, né? Pessoa que não admite que sua inteligência seja substimada... Resultado: liguei pra o 190, chamei a polícia e entrei numa viatura para procurar o cidadão e num é que encontrei? rs
Voltei pra o restaurante e ele foi conduzido pra delegacia para prestar esclarecimentos e devolver meu dinheiro e o dinheiro de outras pessoas do comércio local em quem ele tinha aplicado o mesmo golpe. Mais tarde subi até a delegacia para pegar meu rico dinheirinho e ver como estava o movimento por lá!
Pensei muito se publicava isso aqui, mas acho legal pra nunca esquecer de dizer pra Manuela que ela já andou em viatura da polícia, quando estava na barriga da mamãe louca dela! rs
Enquanto estava na delegacia levando chá de cadeira pra receber meu realzinho de volta, tive um insight e liguei para... txaraaan... Ele, né? Aquele pessoa que mais amei na vida... Deu vontade, achei a situação engraçada, parei pra pensar e lembrei dele... Achei que ele se divertiria em me ouvir narrar mais uma das minhas aventuras-por-acaso!
Assim fiz e assim aconteceu... Deu altas gargalhadas e repetiu mais uma vez a coisa que eu ouço há alguns anos: você não existe!
Acho mesmo que todo mundo tem uma pessoa assim na vida. Alguém que virou passado antes de ser presente e acabou deixando a sensação de nunca foi embora, pelo menos não definitivamente. 
E ele continua sendo sempre o dono da minha melhor lembrança, do meu melhor sorriso e da minha mais sincera declaração de saudade. Não uma saudade de nós, mas uma saudade pura e simples dele. Saudade de sua descontração, seu bom humor, da forma como ele tornava as coisas simples, a vida uma festa, as responsabilidades em algo chato e perfeitamente dispensável. Dá saudade de me achar mais inteligente e interessante que ele algumas mil vezes, mas mesmo assim me sentir altamente dependente do que ele tem de mais óbvio.
Ele aposta sempre que Manuela vai amá-lo "porque todas as crianças do mundo me amam, Renata" e a cada ligação me lembra que não está esquecido de comprar o presentinho dela. Ele não me ganha por todo esse carinho, na realidade, é por isso que ele nunca, em todos esse anos, me perdeu de verdade. Nunca perdeu meu carinho, meu respeito e o meu cuidado. E por tudo isso, sempre que posso, aposto nele todos os meus tostões...


No mais...


Decidi o dia das primeiras fotos que quero fazer do bucho, dia 16 de agosto, enquanto ainda estou com um peso bom, com um rosto normal, sem as narinas avantajadas de final da gravidez (rsrs)... Em breve postarei aqui todas elas, que serão feitas com um conterrâneo meu, Victor Lukas, um moleque super talentoso a quem vou entregar minha beleza por inteiro pra ele clicar hahaha!

Assim que tirar as fotos deixo o contato dele pra outras pessoinhas interessadas fazerem o mesmo!


Boa noite, amados! Beijitos :*

domingo, 24 de julho de 2011

Exame da OAB!

Semana seguinte à aplicação do exame de ordem para ingresso de bacharéis em direito na OAB é sempre movimentadíssima!
Eu comprei uma coleção de livros, 17 obras maravilhosas com linguagem simplificada para me dedicar aos estudos para esta prova até que descobri a gravidez e um turbilhão de coisas-mais-importantes foram se contrapondo a estes na minha lista de prioridades... Resultado: me inscrevi, mas não paguei... Não fiz a prova e vi muito pouco sobre ela, na realidade! Não posso sequer falar com conhecimento de causa, pois hoje o único assunto do qual entendo com louvor (todas aplaude) é de enxovais, coisinhas de bebês, obstetra, pré-natal, chá de fraldas e afins...
Contudo, há muito tenho opinião formada sobre uma coisa que vi muito se falar nas redes sociais, gente "xingando muito no twitter" e decidi me posicionar também sobre isso!

Vamos lá...

Comenta-se que, mais uma vez, a prova elaborada pela FGV foi desonesta com os candidatos, que exigiu muito mais do que eles precisariam, de fato, para o exercício da profissão, com um nível muito maior do que os profissionais que existem e atuam conseguiriam responder.
Os índices não deixam dúvidas que existe um problema: 11% de aprovação no último exame (89% de reprovação, por sua vez) em âmbito nacional. Resta saber se o problema está nas faculdades de direito existentes no país ou na forma de elaboração do exame, ou, ainda, nos dois (eu fico com a última opção).
Diante disso, novamente, começam as discussões em relação à necessidade da existência do exame de ordem, sobre sua constitucionalidade, recorre-se ao Judiciário a fim de que o STF diga algo sobre o assunto.
Dessa vez, contudo, no meio desta semana o Ministério Público Federal oferta parecer favorável, pela inconstitucionalidade do exame da ordem, e, consequentemente, pela sua extinção.
A OAB vai se manifestar em defesa e o STF irá decidir. Discussões dogmáticas a parte, eu quero muito dizer que souu completamente contra a extinção do exame de ordem.
Raciocinemos de forma simples e prática... A faculdade de direito forma bacharéis em direito e não advogados, mesmo porque, se formasse advogados, não poderíamos ter o leque de opções que temos a partir da apresentação do diploma. Só bacharéis em direito podem concorrer aos concursos públicos para preencher vagas de delegado, juiz de direito, promotor de justiça, procurador da república, advogado geral da união, analista judiciário, juiz do trabalho, juiz federal (preciso concluir a lista?)... Só bacharéis em direito podem realizar o exame de ordem para atuar, além de quaisquer destas profissões, como advogados.
Médicos fazem faculdade de medicina, engenheiros fazem faculdade de engenharia, enfermeiros de enfermagem e bacharéis em direito fazem faculdade de direito e não de advocacia. Por isso que nós precisamos ser submetidos ao exame para sermos credenciados como advogados.
São inúmeras as faculdades de direito existentes, só em Alagoas já perdemos as contas de quantas turmas se formam a cada semestre, de quantos bacharéis em direito são jogados no mercado de trabalho. Digo jogados porque é realmente esta a sensação que temos, de que nos largaram lá de qualquer jeito e não sabemos bem o que fazer com este diploma.
Ótimas faculdades formam alunos péssimos, péssimas faculdades, muitas vezes, formam excelente alunos. Não dá pra fazer o controle de qualidade apenas em relação às universidades, pois, ainda assim, seria vago e relativo.
Então aí a gente vê a necessidade da realização do exame da ordem, ele é imprescindível para o controle efetivo do mercado, o que só favorece os profissionais que atuarão na área, principalmente os melhores.
Hoje a prova está complicada, eu fiz a penúltima e vi o grau de dificuldade para respondê-la, mas a gente vê gente passat e pode concluir que impossível não é. Imaginem agora a valorização do profissional que foi submetido a tal prova e conseguiu obter êxito... Faz a diferença ou não? Eu acredito completamente que sim!
A prova, de fato, precisa ser revista, reinterpretada, é necessária uma urgente reavaliação daquilo que é cobrado do aluno contrapondo-se com aquilo que ele vai utilizar no exercício de sua profissão. Não há que se fazer da realização do exame de ordem um verdaidero comércio no qual os únicos favorecidos são a OAB, que recebe três vezes ao ano voluptuosas quantias pelas incrições dos alunos, os advogados já existentes que cada dia possuem menos concorrência e os donos de grandes cursinhos preparatórios que ganham milhões anualmente.

Não sei o que vai ser da minha vida profissional daqui por diante... Quando eu era bem pequena sonhava em ser arquiteta, mas a matemática me desistimulou. Quando optei pelo curso de direito eu achei que queria enveredar pela área dos concursos públicos e seu vasto leque de opções. Quando realizei meu estágio no MP vi que minha vocação era praquilo, como se, finalmentem tivesse descoberto para quê eu nasci. Quando me decepcionei com algumas coisas que vi na realidade, achei que o ramo da pesquisa fosse mais atraente... Ensinar e formar consciência, tentar fazer com que as pessoas se contagiem pelo ânimo de fazer-o-que-tem-que-ser-feito-enfrentando-as-consequências... Eu nunca me imaginei como advogada, sabe?

Aí eu me descubro grávida e com um monte de ideias na cabeça. Eu sei que posso ser o que quiser, assim me esforce para isso, mas minha prioridade é ser presente na vida da minha filha e não perder nada do seu crescimento, nem que isso signifique abdicar de alguns sonhos. Mas, de qualquer maneira, se a profissão que a vida me reserva é de advogada eu quero sê-la conforme manda o figurino. Quero estudar o suficente para passar numa prova de nível que, de fato, examine minha aptidão para o exercício da profissão e que presuma para o público a minha capacidade para assumi-la.
Acho que é bem mais uma questão de responsabilidade com o que será feito da vida dos outros do que uma realização pessoal.
Eu vi gente discutindo no twitter, pessoas que são a favor pela extinção do exame que dizia que era uma grande hipocrEsia da parte de quem defendia sua manutenção. Vamos e convenhamos que não quero me igualar no mercado de trabalho a uma pessoa que escreve hipocresia ao invés de hipocrisia. Não quero ser comparada a estes. Alguém que não sabe escrever algo tão simples não merecer exercer uma profissão tão nobre e daí já mostra os reais motivos porque defende a extinção.
Sei que a discussão é bem mais complexa que isto, mas tentei simplificar ao máximo o meu ponto de vista para que qualquer pessoa  que leia, ainda que não seja da área, compreenda a aflição de todos para que se chegue a uma decisão justa.


Agora sigo com os preparativos do chá de fraldas da minha boneca, amanhã apareço para conversarmos algo!

Beijos e bom restinho de domingo para todos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

E hoje é dia do Amigo!



Eu me sinto imensamente honrada de poder comemorar esta data cercada por bons e fiéis amigos.
Hoje consigo reconhecê-los no olhar e no gestos, antes pouco percebidos por mim. Prendia-me tanto às palavras, àquilo que me diziam, fui tão iludida por quem fingia-se de amigo, ouvinte e confidente que, por muitas vezes, quase perdi o essencial e invisível aos olhos.
A maternidade tem me feito reconhecer meus verdadeiros amigos e sempre que posso não deixo de agradecê-los pela presença constante, pelo carinho de sempre, por manterem-se por perto, pela preocupação, pelos gestos simples e lindos com que sempre demonstram para mim que sou alguém especial, tornando especial, ao quadrado, minha doce Manuela!

E a música que, para mim, define de forma inocente e linda a amizade é "É tão lindo", da Turma do Balão Mágico, cuja letra deixo para vocês como homenagem por esta data especial. Vou fazer minha filha escutá-la sempre, para compreender o valor inestimável de uma amizade, desde muito cedo!

Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
Parece meio estranho,hein?!
Também, um bico de pato
E um jeito de sabiá
Mas se é amigo
Não precisa mudar

É tão lindo
Deixa assim como está
E eu adoro, adoro
Difícil é a gente explicar
Que é tão lindo.
Se tem bigodes de foca
Nariz de tamaduá
E orelhas de camelo,né?!
Mas se é amigo de fato
A gente deixa como ele está.
É tão lindo
Não precisa mudar
É tão lindo
É tão bom se gostar
E eu adoro, é claro
Bom mesmo é a gente encontrar
Um bom amigo.

São os sonhos verdadeiros
Quando existe amor
Somos grandes companheiros
Os três mosqueteiros
Como eu vi no filme. É tão lindo
Não precisa mudar
É tão lindo
Deixa assim como está
E eu adoro e agora
Eu quero poder lhe falar
Dessa amizade que nasceu
Você e eu
Nós e você
Vocês e eu
E é tão lindo!
- Tia é tão legal ter um amigo!
- É maravilhoso! Mesmo que tenha bigodes de foca e até nariz de tamanduá
E orelhas de camelo tia,lembra?
- Orelhas de camelo!
- É mesmo, orelhas de camelo, mas é amigo, né?
Então não se deve mudar.



Tenho amigos para saber quem sou.
(Oscar Wilde)

Ato Público de apoio a Dra. Amélia Campelo!



Hoje eu tô muito animada e gostaria de dividir com vocês o motivo de tudo isso!
Minhas leitoras (e acho que alguns homens também devem aparecer por aqui) são, em sua maioria, alagoanas, que conhecem o blog pela minha divulgação nas minhas redes sociais, mas, ainda que não o sejam, são brasileiras e precisam ficar sabendo, de alguma forma, das retaliações que pessoas honestas sofrem quando estão incubidas na missão de exercício da justiça contra os mais fortes e poderosos.
Segunda-feira, na cidade de Rio Largo, interior de Alagoas, houve uma grande e linda manifestação em forma de ato público que contou com a presença de promotores de justiça (cerca de oitenta), procuradores da república, procuradores do trabalho, juízes, servidores do Poder Judiciário, professores, jornalistas e membros da sociedade civil organizada na pessoa dos representantes de organizações não governamentais, em favor da Promotora de Justiça Amélia Adriana de Carvalho Campelo.

Entenda porquê...

Em 2001 a referida Promotora assumiu a titularidade da promotoria cível da cidade em questão e desde então travou uma batalha contra a improbidade administrativa e os desvios de recursos públicos no município, trabalhando exclusivamente em função da sociedade, tomando como base a justiça social, sonho de alguns!
Desde que assumiu a promotoria contribuiu para o afastamento e processamento de duas ex-prefeitas da cidade, tendo uma delas sido condenada civil e criminalmente, estando os processos em grau de recurso. No que se refere a última prefeita, tendo ela assumido em 2004, apurados inúmeros fatos, analisados estes fatos pelos auditores competentes e com relatório em mãos que dizia acerca de irregularidades latentes na administração, no ano de 2010, estando a Prefeitura já sob a administração de outro prefeito, a Promtora Amélia ajuizou as ações civis públicas competentes, para responsabilização por atos de improbidade administrativa por parte dos acusados.
Dentre estes acusados, figuram, além da ex-prefeita e seu esposo, inúmeros réus, como o atual Secretário de Educação do Estado de Alagoas, o conhecido advogado Adriano Soares. As ações correm em segredo de justiça, portanto, não há muito que se possa falar sobre elas, apenas que os pedidos iniciais foram deferidos pelo juiz da causa, tendo sido alguns pontos relacionados ao bloqueio de bens dos acusados derrubados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.
O processamento do escritório de advocacia do nobre advogado se deu por um motivo simples: a contratação de empresas ou de qualquer serviço prestado pessoalmente no âmbito público deve ser feita mediante licitação e/ou concurso público. A exceção é clara: apenas em caso de situação emergencial que a justifique ou tendo o contratado notória especialidade na  área. O que, por óbvio, não é o caso!
Inúmeros Tribunais de Justiça nos Estados da federação já manifestaram-se no sentido de dizer sobre a constitucionalidade, ou não, na contratação de escritórios famosos para defesa dos municípios, pelas prefeituras. No Estado de Alagoas esta foi a primeira ação neste mesmo sentido. O Ministério Público, na pessoa competente da Promotora de Justiça em questão, seguindo a máxima do ditado popular PERGUNTAR NÃO OFENDE, resolveu por bem suscitar tal questionamento junto ao Tribunal de Justiça do nosso Estado, a fim de formar uma jurisprudência nossa sobre o tema, simples assim!
Ao mesmo tempo, durante o ajuizamento das referidas ações, um grupo que age na cidade de Rio Largo repudiando o atual prefeito e todos os seus feitos no exercício do cargo, passou a divulgar denúncias contra este, maculando sua imagem diante da sociedade e, maldosamente, insinuando que o Ministério Público na cidade era conivente com tais absurdos.
Neste interim, a Promotora Amélia foi representada junto à sua Corregedoria sob a alegação de que estaria favorecendo o atual prefeito, não cumprindo seus deveres legais em relação àquele, sendo acusada de forma baixa de possuir "amizade íntima" com o mesmo, colocando a honra e a moral daquela, enquanto agente público sob questionamento. Achando pouco, esta ainda responde por uma ação popular e criminalmente por prevaricação (dentre outros crimes dos quais não me recordo no momento), simplesmente por agir conforme a lei lhe determina.
O grande questionamento que foi feito é o porque de a Promotora não ter processado o atual prefeito, vez que o mesmo também havia realizado o mesmo contrato com outro escritório de advocacia famoso, para defesa do município e, por isto, atribuiu-se a ela o título de "amiga íntima" que protegia o prefeito da cidade. Não precisaria de anel com pedra vermelha no dedo para explicar-lhes os motivos porque são óbvios: a prefeita anterior assumiu em 2004 e sua ação foi ajuizada apenas em 2010, no segundo ano do mandato do atual prefeito, justamente na tentativa de esgotar as investigações para evitar se cometessem arbitrariedades ou irregularidades. Por qual razão se justificaria o processamento do atual prefeito antes de uma investigação que apurasse os fatos e, também, antes do laudo técnico ofertado pelos auditores que analisam as contas e dão parecer sobre elas? Só para agradar ao Sr. advogado renomado que se sentiu ofendido por ser réu em ação de improbidade administrativa?

O histórico é mais ou menos este... Como meu blog não é jornalístico, mas pessoal, vamos ao que interessa, minha manifestação de apoio à minha queridíssima Amélia!

Eu tive a oportunidade de ser estagiária da Instituição no município de Rio Largo, justamente por estes anos e continuei por lá depois que meu contrato de estágio havia se encerrado, inclusive depois de formada, pois me contagiei de amor pela causa, ao conhecer a Promotora Amélia (e a Dra. Maria José também). A minha ideia de vida profissional se divide em antes e depois do meu estágio do MP. Isto porque eu vi, eu presenciei uma autoridade que falava em nome dessa instituição que tinha sangue nos olhos e vontade de fazer o melhor pelo outros. Eu a vi tirar as sandálias e adentrar uma obra de construção de uma escola para conferir a estrutura do ambiente, completamente descalça. Eu, inúmeras vezes fiquei com ela no Fórum local muito além da hora do seu funcionamento e muito além do horário de almoço em reuniões intermináveis com a comunidade, com as Secretarias Municipais, com as organizações não governamentais, com as associações de bairro... Eu a vi atender mais de 15 pessoas por dia, mesmo tendo 30 processos na mesa e 6 audiências por dia. Eu a vi lutar pela constituição do Conselho Municipal do Idoso (que hoje vigora na cidade), Conselho da Merenda Escolhar (um dos mais atuantes do Estado), pela implementação da gestão democrática nas escolas municipais, pela formação de uma comissão de gestão democrática apta para o seu desenvolvimento eficaz (pode ir conferir, ela existe em Rio Largo). Eu presenciei sua luta pela delimitação dos espaços territoriais de Rio Largo e pude conferir pessoalmente os inquéritos civis que foram instaurados para tratar de inúmeras questões. Eu estava lá e orgulhosamente posso falar sobre as coisas que eu vi e vivi! Eu estava lá durante vários dias, compareci junto dela a várias reuniões para tratar sobre a lisura no concurso público municipal nunca antes visto na história do Estado de Alagoas, acompanhado por ela fase a fase. Ela estava nos colégios, no dia de aplicação das provas e verificou a apuração dos resultados a fim de evitar as fraudes conhecidas que tornam os concursos no nosso Estado uma verdadeira piada. Sem contar no seu desespero quando da enchente que assolou o município e sua boa vontade de que as coisas dessem certo para aquelas pessoas: reuniões semanais nas moradias provisórias, demolição das casas em situação de alto risco no meio do Rio, regularização da feira livre da cidade... Eu vi gente sendo tratada como GENTE no gabinete de uma autoridade, como antes nunca havia visto! Vi gente chorando e sendo consolada, vi prefeito, secretário, assessor sendo pressionados a prestar esclarecimentos por escrito, a encaminhar documentos, a anteder o público e cumprir seu papel. Eu a vi lembrar pra essas pessoas todas o porquê de todos estarmos ali, a razão única de tentativa de equilização, de construção de justiça social.
Eu a ouvi falar por muitas vezes durante estes anos que o que lhe dava prazer na profissão era o contato com o público e o que ela lhe permitia fazer, proativamente, fora dos gabinetes e da realdiade chata dos processos que só servem pra esfregar nas nossas caras que fomos incompetentes o suficiente para evitar que o pior acontecesse. Sempre foi o extrajudicial e a chance de construir uma história nova para as pessoas que motivou o trabalho da Dra. Amélia, e isso eu digo com conhecimento total pela causa, pois eu estava lá!

Estes meses foram muito revoltantes pra mim, ver uma pessoa honesta e íntegra responder por ter agido com razão, no cumprimento de suas funções institucionais, pagando com a honra, a moral por não ser conivente com a corrupção, vê-la sendo difamada e caluniada explicitamente, sendo prova viva do contrário me doeu muito! Eu pensei em tantos homens e mulheres de bem de quem já ouvimos falar que pagaram até com a própria vida por defender uma causa na qual acreditavam. Segunda-feira eu fiquei muito emocionada ao ver a manifestação de apoio à ela, em um audiório cheio, lotado, de autoridades e gente do povo, todos falando e se solidarizando, fortalecendo, antes de mais nada, sua auto-estima abatida pelas críticas de quem não a conhecia. Ouvir as pessoas da cidade contando vários desses causos que narrei, coisas verídicas de sua atuação, foi, de fato, muito bonito!
Me entristece o argumento vazio de que este movimento serve como pressão ao Corregedor que não vai julgá-la com imparcialidade a partir disto. Acredito mesmo que nas causas alheias seus acusadores conseguem ser mais inteligentes, pois em causa própria eles só conseguem falar bobagens sem sentido. Seu processo mais grave foi julgado e arquivado, inclusive pelo Conselho Nacional do Ministério Público, não há mais que se falar em parcialidade.
A intenção do ato público nunca foi esta, mas sim de desmistificar os fatos narrados em um jornalzinho de quinta categoria no qual se levantam calúnias imperdoáveis contra a Promotora de Justiça, o que ofende a própria Instituição, na tentativa de enfraquecê-la. O próprio Procurador Geral de Justiça informou que responsabilizará pessoalmente os culpados por esta ação nefasta.

É... O tiro saiu pela culatra! O bem venceu o mal e, definitivamente, os vaidosos não estão contentes em ver seus nomes e rostos estampados como pessoal maldizentes e incapazes de oferecer defesa limpa, defesa baseada em fatos próprios, que não sejam de acusação aos outros. A tentativa de desviar o foco das atenções foi desmascarada e reconhecida pelos grandes e também pelos pequenos!
Minha tristeza é de ver gente da cidade sendo usada para disseminar esse mal, não percebendo estes pequenos peixes que só serão protegidos por esta corja até o dia que sirvam aos seus interesses. Quando não mais serão cruelmente descartados e pagarão muito caro na mão daqueles que consideram amigos! Coitados...

Enfim, só há o que comemorar! Esta é a história verdadeira para a qual oferecem várias versões... Gostaria que, se pudessem, todos que lessem divulgassem o link do blog para que se chegue ao conhecimento do número máximo de pessoas!
Não podemos calar a voz dos que tem bom coração e clareza de propósitos!


Beijos leitores amados! Bom dia... :*

sábado, 16 de julho de 2011

Manuela, meu amor!


Oi pessoas!

E quem me viu ontem, ou me acompanha por alguma rede social já saberá deduzir sobre o que vou escrever no dia de hoje... Atrasada... Assumo!
É que ontem fiz a segunda ultrassonografia morfológica da minha bebê pela manhã e durante a tarde fui pra consultinha pré-natal para fazer as medições e verificar como está o seu desenvolvimento... Ou seja, muitas novidades!
Começo contando do exame que fiz com uma médica nova, Dra. Pauline, super jovem, atende na Sonograph e eu A-D-O-R-E-I a sua abordagem... Primeiramente porque não enfrentei aquelas filas intermináveis que nos deixam chateadas pela enorme espera, tornando o exame exaustivo e estressante. Cheguei, fiz a fichinha e fui atendida, simples assim, um verdadeiro sonho! Ela me explicou sobre o exame, o que nós veríamos, como nós veríamos e foi, passo-a-passo me mostrando cada detalhe da anatomia da minha filha e retirando uma tonelada por segundo das minhas costas, cada vez que dizia que um órgão seu estava perfeito!
Manuela - me matando de vergonha - não permitiu que a médica seguisse a sequência que éla é acostumada a seguir com os demais bebês... EXPLICO: minha filha é altamente tímida, sempre cobrindo o resto com as mãos, ficando de costas para a médica, com as pernas cruzadas e dedos das mãos bem fechados kkkk! Só não sei bem ao certo a quem ela puxou com essa timidez toda, mas tudo bem!
Aos poucos fomos vendo do cérebro, e todas as suas menores estruturas, até o dedinho do pé... Tudo perfeito! Olhos, braços, pernas, dedos, boca, rins, fígado, intestinos, pulmões... Tudo em sintonia, tamanhos exatos, movimentos perfeitos, uma obra-prima de Deus!
Minha filha pesa hoje, 478g e o meu útero está na melhor posição que existe para concebê-la. Minhas arterias avisam que, até o presente momento, não corro riscos de sofrer com pressão alta na gestação.
Senti ontem uma das maiores felicdades da minha vida ao concluir esse exame, algo inexplicável, melhor do que tudo que já vivi até o dia de hoje! Vê-la crescer saudável e saber que meu organismo tem se constituído como morada segura para minha bebê é algo que nenhum dinheiro no mundo nunca pagará.

"Ela é o sol e eu só o reflexo."

E tanta felicidade se completou com a consulta pré-natal que confirmou todos esses dados e, ainda, verificou que ela cresceu 5 cm em circunferência, me deixando com uma cinturinha bacana de 100cm (rsrs) e 2 cm para a frente! Engordei apenas 1 kg em um mês e 3,5 kg no total da gravidez, em 5 meses... Meu médico me teceu vários elogios, não sabendo ele a pessoa vaidosa que tinha na frente, achou de dizer que se todas as pacientes dele fossem iguais a mim ele jamais teria problemas (rs)! Meu corpo está perfeito, minha saúde melhor impossível, minha filha está saudável e eu estou feliz, muito feliz!
Com uma sensação maravilhosa de que, de fato, nasci pra isso... Tudo que passou tem se tornado cada dia menor diante da realidade da maternidade que se aproxima!
Para comemorar uma chuva de boas notícias, só encontrando gente querida e que sempre está disponível para nossa felicidade... Almoço com Grace, fim de tarde com Lillian e Willi... Jantar com Nay, Grace e Felipe e fim de noite com Amanda, Davi, Marcia, Karine e Nathália, no aniversário delas duas!
Eu não mereço tanto amor, maaaaaaaaaas, como eles sempre deixam claro, é tudoooooo pra Manuela, inclusive a metade do bolo delicioso que a tia Nathália me fez trazer da festa de aniversário rsrs!

Esse foi o nosso dia de ontem, minha princesa teve um dia de RAINHA, cheia de tratamentos vip's, tudo balanceado com muito AMOR! Não poderia deixar de dividir com vocês!

Agora vou indo. Beijos :*

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como mamães se entendem...



É engraçado como a maternidade une as pessoas... Parece que desde que descobrimos a gravidez recebemos um selo e a patir de então conseguimos nos reconhecer em qualquer lugar!
Uma coisa que é fato, e que você só vai saber concluir matematicamente o que eu te digo quando estiver grávida, é que o seu rol de amizades se resume MUITO desde o dia que você descobre que vai ser mamãe. Por diversos motivos: você vai ter que se ausentar da vida das pessoas, vai precisar sumir do mundo um pouco e elas vão acabar te esquecendo; você não pode fazer muitooooos programas e, também, você não vai querer fazer diversos desses programas e nem vai querer ouvir diveeeeersos desses assuntos de sempre, pois desde que você descobre essa sementinha dentro de você, o que vai querer é regar e cuidar para que ela se desenvolva bem, ela será seu único assunto, por um longo período de tempo... Digamos que até o fim da sua vida rs!
Sendo assim, quem mais terá paciência para passar horas falando de gravidez, alimentação, remédios, obstetra, tipos de parto, roupinhas de bebê, ultrassonografias e etc, se não uma pessoa que passou ou está passando pelas mesmas coisas?... Mesmas ansiedades, mesmas dúvidas, mesmos medos, mesmo turbilhão de sentimentos não identificados que nos levam a quase beirar a loucura!
A gente acaba se identificando e se fortalecendo... Parece que quando a gente compartilha aquela história e confere que ela se passa na vida de outra pessoa, as coisas vão se acalmando, dentro e fora de nós, ao nosso redor! A gente vai acreditando na nossa capacidade de dar conta de tudo pela rica experiência descoberta na outra e vai construindo laços firmes, tomando como base esse amor maior, quase que indissolúveis...
E de repente a gente descobre que quem está ao nosso lado agora são, ou aquelas pessoas de uma vida inteira, que nunca saíram de perto nos nossos momentos mais aflitos, aqueles conhecidos como amigos de ouro, que mesmo não compartilhando da mesma graça que envolve a maternidade se comprometem com o seu momento como se fossem deles e nunca te deixam sentir sozinha... Esses, mesmo não cabendo o título oficial a todos, são os verdadeiros padrinhos e madrinhas do seu filho, as pessoas que nunca te abandonaram por piores que fossem as circunstâncias e que amam você e seu bebê acima de tudo! E, também, as pessoas que vão se chegando, nessa identificação pelo selo da maternidade, o selo mais lindo do universo, uma tatuagem de amor, e vão criando raízes e sorrindo com você, sentindo com a tua dor, se comovendo com o teu desespero quando não sabe resolver alguma coisa, te estendendo a mão e se disponibilizando a te ajudar, a te oferecer o que elas tem de melhor! Eu tenho muitas leitoras nessa condição... Muita gente que a gente gosta, sempre gostou, mas agora, de algum modo faz parte das nossas vidas de maneira especial e eterna!
Eu não sei se com outras mamães acontece dessa forma, mas comigo, quem me diz uma palavra carinhosa durante a minha gestação e de alguma forma contribui comigo no que quer seja nesse momento difícil, ganha de mim um afeto e atenção muito maiores do que muita gente que realizou feitos históricos em algum momento anterior... Parece que a vida começa a valer de agora em diante, que até então era apenas um ensaio, e que pequenos gestos relacionados à sua filha se traduzem em grandes demonstrações de amor, que valerão pra o resto da vida! Nisso o inverso é totalmente verdadeiro, quem te faz um mal pequeno, mas que pode refletir de alguma forma no serzinho que está no seu ventre já não merece ser chamado de amigo, aliás, não merece ser citado, ou pronunciado... A vida faz a seleção natural das cosias e das pessoas e te afasta totalmente de quem não promove a tua paz no momento em que você mais precisa dela!

Acho que hoje, nessa postagem, é agradecer a tanta gente especial que tem demonstrado tanto carinho por mim e por minha filha... Eu leio boba tanta coisa que me escrevem, tanta força que me dão... Eu encontro as pessoas na rua e sei reconhecer quando elas me leem aqui porque elas me olham diferente e eu vejo que elas estão felizes (e até surpresas) e eu sinto que elas me desejam coisas boas! Às vezes construímos uma amizade de anos e ela se perde por muito pouco ou nada, pela falta de sensibilidade das pessoas reconhecer o que há de divino nesse momento. Às vezes nem esperamos nada de alguém e essa pessoa enche tua vida de flores, cores e perfumes com uma manifestação inesperada de carinho!

Obrigada mesmo, a todos vocês... Meu momento está sendo muito mais mágico pela participação de cada um em nossas vidas!

Beijos e bom dia :*

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lista de enxoval!



Genteeeeeeeeee!


Como eu prometi, vou postar uma listinha básica, segundo minha experiência em pesquisas cibernéticas, depois de quebrar muito a cabeça e sofrer horrores pelo desconhecimento total daquilo que uma criança precisa e, ainda, da dúvida de tudo que deveria, ou não, ser comprado!
Quero deixar claaaaaro que essa listinha é BÁSICA, das coisas mais úteis e também informar que não tenho experiência prática N-E-N-H-U-M-A  no assunto, portantoooo, só vou poder falar com propriedade sobre isso quando Manuela tiver alguns meses!
Quero registrar aqui o que eu considero importante agora e, futuramente, volto a fazer uma postagem para confirmar se era tudo isso mesmo, ou deveria ter sido menos, ou mais...
Também é preciso informar que minha lista se refere a um enxoval de ppoessoa solteira, que mora com os pais e vai dividir o quarto com o bebê enquanto... Sei que tem muitas mulheres na minha situação e muita gente que vai se identificar! Quem sabe não estarei ajudando algumas mamães de primeira viagem, assim como fui ajudada, né? Enfim, caneta e caderno nas mãos! Vamos à lista...

Na parte de vestuário:

Apesar de algumas revistas moderninhas considerarem brega, eu acho útil pela quantidade de peças, coisa que o pediatra sempre recomenda para os primeiros dias, por isso indico 04 unidades. Fora eles, a mamãe pode comprar também conjuntos de "pijaminhas" que são compostos por calça e camisa de manga comprida de algodãozinho, pelo menos 02 unidades.
Comprar também 03 macacões de manga longa e 02 casaquinhos de tricot (opcinalíssimo, mas eu quis) pra, caso o bebê seja friorentinho, ter dois casacos básicos para colocar por cima dos conjuntinhos!
Manuela nascerá em novembro, ou seja, verão, por isso tô apostando nas roupinhas mais levinhas e de manga curta... Por isso adquiri 07 bodys manga curta para fazer conjunto com 04 calças tipo mijão sem os pezinhos.
Também mais 03 conjuntos de mijões com camisetinhas regatas...
Lembrando que até aqui os tamanhos serão RN, porém, eis aí a coisa mais difícil do mundo de identificar, já que na hora de comprar, a depender da marca, eles dividem em: 0-03 meses (03-06 meses e 09-12 meses), P, M ou G, ou, ainda, o estressante tamanho único (TU)... Então, sempre que tiver RN, será RN para estas primeiras peças, quando só tiver P,M ou G, tem que ser P, né? 0-03 meses também dá no mesmo e o tamanho único significa o mesmo que RN! Mais ou menos isso...
Ainda para as que nascem no verão, 05 shortinhos de malha TU, 02 sandálias e 01 sapatilha.
Para quando ela estiver um poquinho maior, mas ainda pequenina, dois conjuntos de calça e casaquinho, com camiseta regatinha combinando para vestir por baixo, ou ainda, para se fizer calor, tirar o casaquinho e amarrar na cintura (brinquei rs). Também mais uns 05 bodys 03-06 meses, contando que, provavelmente serão usados antes desses 03 meses aí, formando sempre conjuntos com mijões/shortes.
Eu comprei 02 macacões para serem as duas primeiras roupinhas pra Manuela usar na mternidade, já que lá será tiradas as primeiras fotos, foram bem fofinhos e minha mãe já encomendou as pedrinhas de brilhante para furar-lhe as orelhinhas... É necessária 01 roupa para sair da maternidade, essa ainda não escolhi, mas em breve eu posto por aqui!
Então... 10 pares de meias, de 0-05 meses, sendo 05 brancas e 05 coloridas; 10 calcinhas fofas, sendo 05 P e 05 M e 05 pares de sapatinho de tecido coloridos (combiando com as roupinhas) e 03 brancos e 08 pares de luvinhas de tecido.
Aí está o básico para o nascimento do bebê... Mas claro que sempre podemos incrementar, Manuela tem algumas pecinhas além destas, mas ainda não comprei seus vestidinhos (03 vestidos, pelo menos)! E também já existe aqui uma necessarie cheia de tiaras e tictacs de cabelo!

Na parte do quarto:

01 berço em tela completo (o meu vem com trocador, mosquiteiro, porta-fraldas...), ela é uma saída muito prática para quem tem pouco espaço, como no meu caso, além de ser lindo, poder ser encontrado nas cores do enxoval da criança, facilitando na decoração.
01 guarda-roupa (com gavetas); mas se o seu guarda-roupa for imenso como o meu pode separar uma parte considerável para as coisinhas dela, desde que tenham gavetas para colocar os paninhos, saquinhos, fraldinhas e etc... E um maleiro para encher de fraldas descartáveis (que não são poucas, já já coloco os números para vocês!), sabendo que mesmo assim vai faltar espaço pra essas danadas rs, principalmente se você fizer o chá de fraldas, como eu farei!
01 kit higiene, composto por : 01 bandeja de MDF, 02 potinhos de acrílico (não quis de madeira por conta da higienização, acho mais fácil limpar o plástico do que a madeira), uma garrafa térmica. Fiz também o kit farmacinha, que é só uma caixinha de MDF (branca com a cruz vermelhinha) de tamanho considerável, para colocar todos os remédios da Manuela, o álcool 70, essas coisinhas...
01 abajour pequeno e simples (ainda não escolhi) e 01 cesto de roupa suja (em madeira, no meu caso).
Para a decoração das paredes, ainda quero manter o sigilo pra sivulgar numa postagem própria, mas sei que ficará lindo, simples e lindo!
Tem também o enfeite da porta do quarto, que será usado já na porta da maternidade.
Olhando aqui ao redor, acho que é só isso, basicamente!

Agora a parte de enxoval:

01 kit para berço tela.
01 saquinho para bebê que vou ganhar da Tia Amanda.
01 cobertor fofinho.
04 lençois de vira (e cada um vem com 03 peças).
12 paninhos de xixi.
07 toalhas de fraldas e 03 toalhas felpudas.
08 paninhos de boca.
01 cortina pequena para janela do quarto.
01 almofada para amamentar.
30 fraldas cremmer de pano.
01 travesseirinho antialérgico.

O básico e útil está aí... Mas tem um monte de outras coisinhas que podem ser inclusas... Aqui também não vou entrar em detalhes, pois quero fazer uma postagem exclusiva, quando chegarem as coisas que encomendei (um sonho de coisinhas)!

Na parte de utilidades:

01 carrinho (com capinha).
01 bebê conforto.
01 banheira com pé.
02 bolsas (01 grande e 01 pequena).
01 termômetro.
20 cabides decorados para roupa (pelo menos). Eu escolhi uns cabides fofinhos, decoradinhos com as mesmas estampas do quarto, para peças únicas, e para conjuntinho encomendei cabides de acrílico no tamanho das roupinhas de Manuela!

Da parte de higiene do bebê:

01 kit pente/escova de cabelo.
01 kit tesoura/lixa/cortador de unhas.
01 papeiro para esterelização.
01 garrafa térmica.
01 massageador de gengiva.
01 balde.
01 bacia.


No supermercado, em relação à higienização do bebê:

03 cremes de assadura.
01 caixa de hastes flexíveis.
Alguns lenços umedecidos.
01 Shampoo.
01 condicionador.
01 talco.
01 óleo para corpo.
01 colônia.
01 hidratante.
01 sabonete líquido.

As abençoaaaaaaadas fraldas descartáveis:

Aí eu fiz uma média da quantidade de fraldas descartáveis que são utilizadas pelo bebê por tamanho, maaaaas, obviamente, que isto vai variar de bebê para bebê, pois a depender do peso que eles ganhem, podem passar de tamanho mais rapidamente, ok?

03 pacotes de fraldas tamanho RN.
480 fraldas tamanho P.(não são 480 pacotes, tô falando de unidades, viu? rs)
600 fraldas tamanho M.
1000 fraldas tamanho G.


É isso aí, meninas! Aí está o que um bebê precisa ter ao nascer levando-se em consideração uma criança saudável, que apenas mame e nas circunstâncias que já descrevi... O que não quer dizer que você não possa caprichar ainda mais e comprar tudo aquilo que sempre sonhou, ainda que não tenha tanta utilidade, na prática! Não coloquei a parte de alimentação, pois pra minha filha será bem pro futuro, já que inclui mamadeiras, tupperwere, cadeirão, pratinhos, panelinhas etc.
Ano que vem eu volto aqui pra dizer se eu estava certa na elaboração da lista, ou não...
Logo logo eu posto alguma coisa falando de preparativos de chá de fraldas e os motivos pelos quais ele compensa... Tudo calculadamente comprovado hehehe!


Beijos nas mamães, nas titias da Manuela... Vão desculpando a ausência... É que começo a escrever nas minhas horas vagas e só termino dois dias depois... :* Bom diaaaaa!

domingo, 10 de julho de 2011

Carta ao meu amor...



Oi filha, boa tarde!

Hoje é domingo e eu estou aqui curtindo a maior preguiça, deitada na cama e vendo como você já cresceu dentro de mim... São 21 semanas e 3 dias, para ser mais exata, e cada dia eu fico mais boba com a sua força, seu desenvolvimento saudável, sua vontade de vingar e vir ao mundo para alegrar a minha vida!
Fico impressionada de como sua vida foi desejada por Deus, de como Ele insistiu nesse plano, passando por cima de tantas dificuldades. Tem tantas coisas pelas quais você precisa me perdoar desde já, mas tudo que eu faço é pra o teu supremo bem.
Tem dias que são tão difíceis, minha filha, que só Deus, eu e você sabemos o quanto, tem dias que só abro os olhos e saio da cama por saber que você existe. Imagine só o que seria de mim se você não estivesse aqui? Não quero nem pensar nessa possibilidade, pois você me salvou e libertou de uma vida de solidão acompanhada, me livrou de pessoas e lugares ruins, mudou minha vida nas pequenas coisas!
Por você eu cuido mais de mim e por você, ao mesmo tempo, abro cada dia mais mão de mim... Eu lhe tenho um cuidado, carinho e devoção maiores do que a minha capacidade de compreendê-los e todos os dias eu penso na sua chegada nesse mundo inescrupuloso e miserável. Eu tenho medo e rezo, pois sei que tem muita gente desde já com inveja da nossa felicidade e da nossa capacidade de superação, tem muita gente com inveja do nosso amor!
É, minha princesa, Deus anda preparando as coisas por aqui pra quando você chegar e às vezes eu acho que não vou dar conta de tanta mudança... Meu corpo me exige descanso, a vida me exige disposição para enfrentá-la. Estou arrumando suas coisinhas: roupinhas, enxoval, seu quarto - que por sinal ficará lindo - e, ao mesmo tempo, preciso arrumar um monte de sentimentos dentro de mim, preciso organizar minha vida, tomar decisões profissionais e pessoais sérias, colocando você sempre a frente de tudo. 
Em um dia com 24 horas, apenas, parece que não há tempo para eu dar conta de tudo! Mas, ao mesmo tempo, ao fim de cada dia eu tenho uma sensação maravilhosa de dever cumprido para aquele dia, como se o universo inteiro estivesse conspirando ao nosso favor, mesmo nas coisas mais dolorosas de se fazer.
Esse cursinho intensivo para ser tua mãe, tua amiga, tua companheira, tua conselheira e teu escudo protetor é muito complexo, Pequena, o tempo é curto e o aprendizado é longo e inesgotável, o melhor é saber que vale tanto à pena!
Nunca mais estaremos sozinhas, eu deposito em você aquilo que tenho de melhor, apesar e muito acima dos meus defeitos o meu amor por você é o maior e mais lindo que existe!


Um beijo carinhoso, com amor... Sua mãe!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

E a dúvida permanece...



Aiii meu Deusssssss! Como preciso de ajuda...

Eu acho que já falei pra vocês que sou a pessoa mais indecisa do mundo, né? Pois é, sou mesmo!
Os dias estão passando, ontem completei as 21 semanas e estou completamente confusa sobre o que fazer na decoração do quarto da minha filha, o que inclui, por óbvio, o motivo que pretendo seguir para o enxoval, as cores a serem escolhidas e algumas peças para composição de seus primeiros looks (pensando já nas primeiras fotinhas, né? rs CLAAAARO!)... Sem contar nos detalhes para o seu chá de fraldas que será feito em setembro e eu não planejei praticamente NADA! Na realidade, eu já pensei muitoooooooo, cada dia tenho uma ideia diferente de local, de tema, de cores... Mas não fixei nada de NADA! Resultado: Nervosismo!
Fato é que ontem comprei mais algumas revistinhas com coisinhas de bebê e confesso que amei um monte de ideias que achei ali...
Vi uns quartinhos de ursinhos e/ou ursinhas que me deixaram encantada... E umas borboletinhas apaixonantes, tudo bem nos tons e cores que eu quero pra o quarto da Manuela! Minha cabeça tem um turbilhão de ideias, mas elas estão confusas e desorganizadas! A grande questão é o tempo que está ficando curto...
Já coloquei pra vocês do meu desejo de um quarto simples, com poucas informações, um ambiente acolhedor pra ela se sentir a vontade e não para os outros acharem bonito, ela é sempre minha prioridade! Não quero cores fortes, tipo aquele rosa pink, laranjas e afins... Quero cores calminhas, tons pasteis, em bege e no máximo um rosinha mais puxado para o branco!
Quero um toque meu no quarto da gente (meu e dela)... Eu adoro essas coisas artesanais e, apesar de estar tomando conta do nosso restaurante, agora eu tenho muito mais tempo livre pra ousar fazer umas coisinhas e, sendo assim, quero fazer! Quero pensar, colocar-a-mão-na-massa e poder dizer pra ela que algo desse enxoval foi feito por mim... Pequenos orgulhos que mães gostam de sentir!
Sei que quero xadrezinho, listrinhas e bolinhas nos paninhos e que as fraldinhas vão ter apenas o nome da Manuela bordado no cantinho direito, mas um bordado discreto, todas torneadas por um viés em xadrez marronzinho que já comprei! Sei também que não quero um berço cheio de coisas que mal tenha o espaço da bebê deitar rs...
Hoje fiz um monte de comprinhas para ela, umas roupinhas que ainda faltavam da minha lista de enxoval, lista esta que elaborei a partir de muita pesquisa e esforço, já que ao engravidar eu não sabia nem sequer o que djabos era um cueiro ou um lençol de vira rsrs! Em breve vou fazer a gentileza de postar a famosa lista do enxoval da minha Manuela para a mamães desesperadas ou futuras mamães precavidas irem se organizando, quando assim precisarem... Da parte de roupas agora só falta a saída de maternidade, que quero escolher quando estiver mais perto dela nascer! E também as demais roupinhas fashions que a gente vai comprando à medida que vai encontrando por aí...
Enfim... Essa confusão toda aí de indecisões é o que temos para o dia de hoje rs... Mas tenho fé que chegarei aqui semana que vem contando em riqueza de detalhes todas as decisões que tomei sobre o quarto da Manuela e informando que já mandei fazer tudo, marcando até o dia em que colocarei as fotos dele pronto para vocês!
Por enquanto, por hoje, vou mostrar as aquisições da Manuela fashion week kkkkkk:

1º) Roupas de passeio...

2º)Mijão de ovelha em homenagem a tia Marcinha...


3º) Roupas para banho de sol...


4º) Pijamas (como se em algum momento ela não fosse estar domindo, mesmo que nas outras opções, mas tudo bem rs)...


5º) Camisetinha homenaageando a vovó babona...


6º) E, por último, o presentinho mais que fofo que Manuela ganhou da tia Ju Setton dela...


Hoje fugi do rosa e do lilás, pois o guarda-roupa dela já está repleto de roupinhas nestas cores!

E com tantos look's, o meu blog tá mais fashion que o blog da Gaby Farias, que eu sigo, adoro e indico: achayfxion.blogspot.com/ hehehe! Vou até cobrar dela uma postagem com roupas para bebês rs!

Agora vou indo! Jantar com uma grande amiga e colocar as novidades em dias...
Boa noiteeeeeeeeeeeeee...

Me despeço com uma coisa que a minha amiga me falou hoje e meu coração ficou mais sereno:

Até quem não presta sabe diferenciar uma pessoa com caráter de uma sem; e até quem não presta, prefere as boas companhias... Não existe a possibilidade de a gente plantar uma jaca e colher uma manga!
 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A alegria vem de manhã...



Primeiramente, estou morrendo de saudade de vir postar diariamente aqui, mas prometo que semana que vem eu vou descontar e escrever para vocês todos os dias, mesmo porque, novidades nunca faltam!

Essa semana, pela primeira vez durante a gravidez, me senti fragilizada, como as minhas amigas gravidonas me diziam se sentir por várias vezes... Aquela coisa emotiva, sensível e ansiosa rs... Acho que minha vida estava parada demais e, de repente, um turbilhão de coisas aconteceram para movimentá-la e eu não soube lidar com agilidade com todas elas e me deixei envolver pelo que havia de pior em cada uma. Se é no trabalho, só conseguia absorver o cansaço (apesar de estar adorando, assim como tudo que sempre faço); se é na vida pessoal, só contando as decepções e mágoas, sem levar em consideração os livramentos que existem por trás delas! 
Me senti muito cansada esses dias, emocionalmente cansada. Em um momento na vida em que as palavras e gestos dos outros quase tem o poder de me fazer acreditar que talvez eu seja algo que eu pouco admire.
Você leva uma vida se aperfeiçoando, sofrendo, batendo com a cara nas paredes pra se melhorar, por você, pelas pessoas, pelo mundo, tentando fazer com que você se olhe no espelho - mas tô falando naquele espelho da alma - e goste do que você vê. Tudo que você quer é não sentir vergonha de si, achar no seu coração qualidades que te levem a ter orgulho das suas posturas, que se sobreponham aos seus defeitos e te façam enxergar que você é alguém que, apesar de imperfeito, ainda vale a pena.
Você ama, ama e ama... Daí, obviamente, você age errado, mete os pés pelas mãos, é inconsequente, e mais uma vez sofre. Você chora, grita, sente, joga uma pá de carvão na sua reputação, mas não desiste.
Nesse momento, as pessoas que se aproximaram de você por oportunidade (para não dizer oportunismo) e que não conseguiram te amar de verdade (porque isso exigiria o exercício da paciência e do sacrifício), usam da tua fragilidade  pra tentar te fazer desacreditar de você.
Só que tem uma coisinha que talvez muita gente não conheça: caráter. Palavra de ordem, e isso você sabe que tem. Dessa forma, sabe que seus erros, por piores que sejam, por mais que prejudiquem tanto você mesma, não dilui aquilo-que-voce-é. 
E é aí, então, que chega uma palavra de onde você menos espera e te responde, como uma injeção de ânimo, que você está sim, do seu jeito aprendiz, trilhando pelo caminho certo.
Vou pedir licença pra uma pessa que me escreveu de forma pessoal uma mensagem esses dias, mas é que as palavras dela foram tão importantes pra eu me sentir melhor, porque eu sinto muito medo de me tornar uma pessoa ruim, sem sentir, sabe? E essa pessoa resgatou em mim um sentimento bom, uma sensação de estar no caminho certo, com palavrinhas tão singelas:

"Tava lendo seu blog e confesso que adorei de verdade.
você é uma pessoa que inspira luz e merece ser feliz.
[...] e [...] sempre me falaram muito bem de você.
aproveite esse nova fase da sua vida e lembre que 'quando nasce um filho, nasce também uma mãe'.
Muita luz e paz."

Foi curto, mas pra mim valeu muito. Não porque me teceu elogio, mas porque, de certo modo, me fez voltar a acreditar em mim como ser humano... Aquele ser humano que tenta tanto ser HUMANA e nunca fugir do senso de justiça que eu sempre persegui!
Tem gente indo embora rápido demais da minha vida, a faxina tá intensa e talvez eu não esteja acompanhando o ritmo de Deus nesse processo, tá me maltratando um pouco, mas eu preciso saber que valerá à pena. O que me deixa feliz é saber que, se continuar assim, minha filha não conhecerá gente ruim e mal amada, que poderia fazer tanto mal a ela, pois a limpeza está sendo feita antes da sua chegada. Dói, mas passa. Machuca, mas edifica. É o meu consolo...
Hoje eu acordei cansada, tive uma noite ruim, e logo cedo minha tia chegou com a crocks da fotografia acima, um tico de crocks, por sinal, de presente da tia-prima Nilvinha para Manuela, imediatamente, lembrei de uma frase daqueles cartõezinhos, bem clichê, mas bem verdade, que diz bem assim: "a tristeza pode durar uma noite, mas a felicidade vem ao amanhecer!"

Tudo que diz respeito à minha filha me enche de felicidade e me faz esquecer tudo que há de menor. Fato.


Boa noite! Beijos em todos!

domingo, 3 de julho de 2011

Meu pai...


Essa semana eu recebi um depoimento no orkut de uma menina que estudou comigo na faculdade, nunca fomos tão próximas, mas, assim como a ligação da Bela, uma grande amiga de infância que fazia uns meses que não via, me deixou completamente emocionada (chorando mesmo) pelo carinho do gesto, da atenção, essas palavrinhas também me deixaram, além de muito feliz, bastante emocionada. Explico: o amor daquele que nos amam já não é novidade para nós, mas a manifestação de carinho, quando parte de onde menos esperamos, nos faz ver que, de alguma forma, plantamos alguma sementinha por onde passamos! Fiquei feliz mesmo...
Ela me felicitou pela chegada de Manuela, disse que viu minhas fotos e me achou ainda mais bonita grávida e também me parabenizou pela coragem de assumir com tanto amor a maternidade da minha filha, sem a presença do pai dela, trzendo como exemplo a sua criação, também sem pai, e da mágoa que sente por ele, por conta disso.
Suas palavras movimentaram em mim uma série de lembranças e me fizeram, em pouco tempo, fazer uma retrospectiva da minha história, da minha vida, das coisas pelas quais passei para chegar até aqui, no dia em que serei eu a mamãe... Eu lembrei muito do meu pai...
Eu tenho poucas recordações sobre ele, mas nunca esqueço do vazio que a sua ausência sempre deixou em mim, da cadeira cativa que um pai deixa na vida de um filho, sem que qualquer pessoa possa ocupar, substituir!
Minha mãe sempre foi mais que uma mãe, mas o fato dela se desdobrar para exercer um papel que ia além de sua responsabilidade não podia, por força natural da vida, fazer dela um pai (apesar de tanta gente achar que em algum momento foi pai e mãe na vida de alguém, isso é apenas ilusão). Minha avó foi maravilhosa e também, sem dúvida, foi muito além dos limites de uma avó convencional, tornou-se uma espécie de pedra preciosa, amuleto da sorte, que só de a gente ter nas mãos a vida parece que acontece de uma forma mais segura... Mas ela também não pôde ser o meu pai!
O fato era simples: meu pai - como muitos pais -  existia, mas, por suas inúmeras razões, ou nenhuma razão, não quis assumir o seu papel diante da vida, diante de mim, diante de suas outras filhas, e preferiu se ausentar acreditando que outras pessoas mais capacitadas e com maior disponibilidade pudessem exercer suas funções de forma mais eficaz.
Talvez ele não soubesse que não há cursos que tornem as pessoas aptas para o exercício da paternidade, que isso a gente só aprende sendo, e, por isso, teve medo de fracassar, nunca se permitindo viver sua obrigação. Ou talvez ele simplesmente não quis, agora não dá mais pra saber.
Só sei que por muito tempo tive raiva dele, me sentia preterida, entre a vida boêmia e eu, o amante da liberdade, obviamente, optou pela primeira opção, e eu fiquei em prejuízo, ou não. A gente nunca sabe, o não saber é a pior coisa que um coração pode carregar consigo.
No final de sua vida, quando eu tinha 14 anos de idade, consigo lembrar bem dos nossos últimos encontros e conversas.
Ele hospitalizado pediu pra que eu fosse visitá-lo, acho que havia 8 anos que eu não o via, e eu fui, disposta a maltratá-lo como eu me senti maltratada pela sua ausência durante aqueles anos todos, eu era uma adolescente birrenta e fui lá no Hospital saber o que ele queria comigo. Eu ensaiei chamá-lo pelo nome e assim o fiz, ele estava debilitado, perguntou como eu estava e disse que eu era linda, que minha mãe e minha avó tinham cuidado muito bem de mim, respondi que sim! A conversa foi pouca, fui embora. Pouco depois de um mês ele estava, ainda doente, na casa de uma irmã, e novamente exigiu minha presença, eu fui, menos ferida, eu acho, já sensibilizada pela sua situação. Ele estava com muita febre e não dizia coisa com coisa, fui embora, chorei muito nesse dia. Na semana seguinte, decidi ir visitá-lo, ele estava menos mal, conversamos um pouco, ele me pediu perdão por todo mal que havia me feito, disse que sempre acreditou que sua presença em minha vida iria prejudicar a educação que eu recebi e que, por isso, preferiu se ausentar. Chorei muito durante essa conversa, disse tudo que eu queria dizer, e com o coração ao avesso, depois de descarregar tanto sentimento condensado, eu o perdoei. No dia seguinte ele faleceu... E meu coração seguiu tranquilo durante todos esses anos... Esses 10 anos!
Mas foi por muito pouco! Quando eu li as palavras magoadas da minha colega, que eu citei no início da postagem, eu lembrei de tudo isso, e tive muita vontade de dizer-lhe que perdoasse o seu pai, pois não sabemos quanto tempo resta para nenhum de nós.
É engraçado que hoje eu carrego muito mais do meu pai do que eu supunha, mesmo não tendo praticamente nenhum contato com ele, aliás, eu só tenho dele uma foto 3x4 surradinha, guardada com carinho em alguma das abas da minha carteira...
A genética, na minha opinião, é uma das coisas mais perfeitas e inacreditáveis, que só um Deus muito amoroso, que sabe de todas as coisas, seria capaz de criar!
A história da minha filha está apenas começando e eu sei que para o sucesso dela, ela dependerá pelo menos 50% de mim. O que me dói é saber que, no restante, eu só vou poder rezar pra que os demais envolvidos tenham consciência de que podem escolher entre o céu e o inferno para a vida dela, em pequenas atitudes e eu não vou poder fazer nada. Por ela eu abro mão de mim, do meu orgulho, daquilo-que-eu-gostaria-de-fazer, pela felicidade dela eu tenho me renunciado por inteiro!


Beijos amores, bom domingo pra vocês!